Folha Nativa

Ser Brasileiro é...


Por André Correia


Assim como a cidade de São Gonçalo nos anos  de 1980 , o Brasil digital vive um problema social  crônico de rejeição  quando o assunto  é a “vergonha de ser cidadão.” A cidade de SG viveu as pompas da industrialização Getulina e gozou no modelo nacional que combatia o “modelo Substituição por Importação” a partir de 1940. Após 70 anos de crescimento populacional, as Fábricas fecharam ou foram transferidas para outros estados. Para as “Terras de Além Mar” nos restou à conturbada Alcântara e a decadente Neves dos dias atuais. Com 779 mil habitantes e 26% de crescimento ao ano, a década de 1980 apresentava 82% da população analfabeta, advindo de um crescimento monstruoso de migrantes em busca dos tempos dourados.



Segundo estudiosos, foi exatamente neste momento da história que o cidadão gonçalense sentiu vergonha de sua cidade. Tal trauma, esteve no divã social por mais de 34 anos até apresentar mudanças significativas na forma de pensar. Hoje o Nativismo é visto com outros olhos e existem grupos ativistas que trabalham intensamente na defesa da sustentabilidade, da memória e da história local, embora o carma ainda faça parte da realidade da cidade.




E o Brasil de Hoje? Com o crescimento da rejeição à Copa do Mundo, a guerra do tráfico nas grandes capitais, as UPPS no RJ, O TSE no Brasil, a violência no transito, a crise institucional, o coronelismo urbano, o imposto sem retorno, a corrupção  na política, a robótica da sociedade, o judiciário conservador e a sexualidade vendida, são duros golpes ao nacionalismo do  “povo fecabucano” e na mídia alternativa online.


Em (5) dias de pesquisas com (2)horas de observação no face book e blogs, constatei (320) mensagens de hostilidade a nacionalidade brasileira. Uma tendência quando se coloca as estatísticas sociais do país Versus os valores gastos com a Copa do Mundo. O “padrão FIFA de qualidade” mostra-se como o grande vilão da opinião, já que teoricamente é ele que faz o internauta sentir vergonha de ser Brasileiro.


Deve-se relevar que estes são elementos pertinentes a humanidade e presente em todo e qualquer canto estrangeiro. Contudo, se sentir o patinho feio pode ser carma escatológico de brasileiro. É como se a célula falasse do mostro e  o mostro fosse engolido pela própria célula. A novidade é que a COPA do MUNDO promove os mais variados sentimento e nenhum deles foi bom para o Padrão brasileiro de ser Cidadão. Sendo assim, Divã completo para República das bananas internéticas. Afinal o que está acontecendo com o sentimento de ser Brasileiro?



São 170milhões  em ação pra frente Brasil. Salve a Seleção!


3 comentários:

Quem Somos

Minha foto
O Projeto Cultural Alternativo foi criado no ano de 2006 na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no município de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro. O grupo tinha como objetivo promover o saber e difundir a cultura Gonçalense dentro da universidade. Após este período de atuação o Projeto deixou a Sociedade Acadêmica e ampliou o arco de atuação na Sociedade Civil e organizou-se em duas vertentes voluntárias: GT Bem Estar, com ênfase na Proteção aos Animais e o GT Cultural, com ênfase no Patrimônio, na História e na Memória regional. Em oito anos de atuação os grupos promoveram leis municipais, sistematizaram encontros políticos, convocaram plenárias no legislativo, lançaram dois Livros, atuaram nas escolas públicas e na rede privada. Além disso, o projeto inaugurou o setor de comunicação atuando na rede online e na mídia escrita.