sexta-feira, 13 de junho de 2014


Quem Ama Cuida
                        
Resumo da Reunião Coletivo dia 07 Junho-2014
Por Cleise  Campos
 
1)        O projeto via Lei ICMS, será  concluido para apresentação na SEC até dia 11 de junho pela entidade gonçalense CISC Uma Chance, com previsão de atividades de julho/2014 à  janeiro/2015, com cinco eixos prioritários: a) Apoio as atividades em curso de nossa ocupação na Fazenda Colubande; b) Apoio as atividades sugeridas de Educação Patrimonial do INEPAC-SEC; c) Apoio para equipe atuar diretamente no local, de terça à domingo com horários específicos; d) Solução alternativa de limpeza do espaço principal – capela e casa sede; e) Compra de material permanente para Fazenda Colubande,  para funcionamento mínimo  das ações de ocupação cultural.

  
2)        A posse da Fazenda Colubande  está sob gestão provisória da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão-RJ (após entrega formal da PMERJ-Secretaria de Segurança), até transferência definitiva para SEC, que aguarda descentralização de recursos de outras pastas do governo estadual, e documentação específica do IPFHAN para posse definitiva. Os encaminhamentos para estabelecer manutenção emergencial do entorno,  fornecimento de agua, luz, e segurança,  estão sendo tratados pela SEPLAG RJ, com ações de medidas de reforma emergencial do conjunto arquitetônico e entorno – parque ambiental (orçamento previsto de 500 à 800 mil). Os estudos para restauro do conjunto arquitetônico principal - capela e casa sede, estão em composição com INEPAC e IPHAN, para previsão orçamentária;

 
3)        A liberação das chaves da capela e casa sede (fechadas pela logística da SEC RJ dia 09 de maio), será efetuada após aprovação do projeto da Lei do ICMS, que estabelece medidas de uso do espaço para entidade proponente, com acompanhamento/supervisão de servidor público. Nossa ocupação cultural na Fazenda Colubande é inédita no Brasil, em se tratando de um patrimônio público tombado pelo Ministério da Cultura, que implica em documentação de autorizo especial do IPHAN, em concordância com o INEPAC-SEC;
 

4)        Novos representantes na Comissão: Vereador Diego São Paio (agora oficialmente indicado pela Câmara Municipal de SG), Sr. Michel Portugal, titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMSG, e a Sra. Vera Maia, representando os moradores do Bairro Fazenda Colubande.

·         Próxima reunião do coletivo 28 de Junho, 10:30h - varanda da casa sede, Fazenda Colubande.

 Comissão: Cleise Campos, Diego São Paio, Evanildo Barreto, Luis Carriço, Luciano Tardock, Helter Barcellos, Marilyn Pires, Michel Portugal, Vera Maia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem Somos

Minha foto
O Projeto Cultural Alternativo foi criado no ano de 2006 na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no município de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro. O grupo tinha como objetivo promover o saber e difundir a cultura Gonçalense dentro da universidade. Após este período de atuação o Projeto deixou a Sociedade Acadêmica e ampliou o arco de atuação na Sociedade Civil e organizou-se em duas vertentes voluntárias: GT Bem Estar, com ênfase na Proteção aos Animais e o GT Cultural, com ênfase no Patrimônio, na História e na Memória regional. Em oito anos de atuação os grupos promoveram leis municipais, sistematizaram encontros políticos, convocaram plenárias no legislativo, lançaram dois Livros, atuaram nas escolas públicas e na rede privada. Além disso, o projeto inaugurou o setor de comunicação atuando na rede online e na mídia escrita.