sábado, 2 de agosto de 2014

Faetec abre mais de 20 mil vagas em cursos gratuitos 


Nesta sexta-feira, dia 1º, começam as inscrições para as 21.013 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio. São 20.028 oportunidades em cursos voltados para as exigências do mercado de trabalho, e as demais são para Atividades Artístico-Culturais e Físico-Esportivas.


Os interessados têm até 10 de agosto para se inscreverem pelo site (www.faetec.rj.gov.br), através do link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. Quem não tiver acesso à internet poderá procurar um dos polos da Faetec Digital e contar com o auxílio dos monitores da Fundação.

Segundo pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego nos últimos 10 anos tem caído em média de 12,4% para 5,4% ao ano. O dado positivo revela que as empresas estão contratando mais, porém para conquistar boas colocações no tão sonhado mercado de trabalho é preciso estar bem qualificado e preparado para os desafios profissionais.





A Fundação também apresenta 40% de crescimento na oferta de cursos em relação ao ano passado. Com o fechamento desta última rodada foram distribuídos um total de 241.116 oportunidades este ano, 70 mil a mais que em 2013.   

Ao todo, 89 unidades oferecem 110 opções diferenciadas de capacitação profissional em diversos setores da economia. De acordo com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira, a Faetec se destaca pelo trabalho contínuo no atendimento das necessidades da sociedade fluminense por meio de uma formação de qualidade.


– Oferecemos uma variedade enorme de oportunidades para aqueles que buscam inserção rápida no mercado de trabalho. Estamos dando continuidade à nossa política de qualificação profissional abrindo mais uma rodada de vagas para os cursos profissionalizantes gratuitos da Faetec, a última do ano. São cursos que atendem à crescente demanda por mão de obra dos setores da economia do nosso Estado, e por isso a procura costuma ser bastante grande. A formação técnica é uma excelente porta de entrada para o mundo do trabalho – diz o secretário.

Os destaques desta última rodada são os cursos de Auxiliar Administrativo (1.990 vagas) e Maquiador (1.143). Para se candidatar é preciso ter o Ensino Fundamental completo e, dependendo do curso, a idade mínima que varia de 14 a 18 anos. Todos os cursos têm duração de 12 semanas, exceto o de NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, com duração de um mês.

Para a presidente da Fundação, professora Maria Cristina Lacerda, as vagas oferecidas são uma boa oportunidade para quem deseja entrar preparado no mercado de trabalho neste período de fim de ano.



– Os formandos da Faetec são bem aceitos pelo mercado de trabalho, porque absorvem com garra o que aprendem em sala de aula. Investir em educação é a melhor forma de se manter atualizado as novas necessidades que são exigidas pelas empresas. Aqueles que se dedicam mais ao estudo por consequência acabam conquistando melhores oportunidades – destaca a presidente.

O sorteio público das vagas será realizado no dia 11 de agosto, a partir das 9 horas, e a listagem completa publicada no site logo no dia seguinte. Após a publicação, os candidatos sorteados terão entre os dias 12 e 18 para efetivar a matrícula. As aulas começam em 29 de setembro.

Serviço:
Inscrições: 1º a 10 de agosto
Sorteio: 11 de agosto
Resultado do Sorteio: 12 de agosto
Matrícula: 12 a 18 de agosto
Matrícula nas vagas ociosas: 19 a 30 de agosto
Início das aulas: 29 de setembro


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem Somos

Minha foto
O Projeto Cultural Alternativo foi criado no ano de 2006 na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no município de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro. O grupo tinha como objetivo promover o saber e difundir a cultura Gonçalense dentro da universidade. Após este período de atuação o Projeto deixou a Sociedade Acadêmica e ampliou o arco de atuação na Sociedade Civil e organizou-se em duas vertentes voluntárias: GT Bem Estar, com ênfase na Proteção aos Animais e o GT Cultural, com ênfase no Patrimônio, na História e na Memória regional. Em oito anos de atuação os grupos promoveram leis municipais, sistematizaram encontros políticos, convocaram plenárias no legislativo, lançaram dois Livros, atuaram nas escolas públicas e na rede privada. Além disso, o projeto inaugurou o setor de comunicação atuando na rede online e na mídia escrita.