quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Outubro é o mês de conscientização


 Carol Magalhães

Vista essa camisa




O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama que tem como símbolo um laço cor de rosa.



Tal campanha teve início na cidade de Nove York, Estados Unidos, no evento “Corrida pela cura” em 1990, porém, só em 1997, entidades dos municípios de Yuba e Lodi, começaram verdadeiramente a fomentar ações voltadas à prevenção. E para que a população se mobilizasse tais cidades se enfeiraram com laços rosa principalmente em locais públicos. Mais tarde, surgiram outros eventos como desfiles de moda e partidas de boliche.



Com o passar dos anos, a campanha ganhou o mundo e no mês de outubro, pode-se avistar diversos monumentos históricos, prédios comerciais, pondes e teatros por exemplo, com iluminação rosa, o que hoje, tornou-se uma leitura visual compreendida em qualquer lugar do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem Somos

Minha foto
O Projeto Cultural Alternativo foi criado no ano de 2006 na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no município de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro. O grupo tinha como objetivo promover o saber e difundir a cultura Gonçalense dentro da universidade. Após este período de atuação o Projeto deixou a Sociedade Acadêmica e ampliou o arco de atuação na Sociedade Civil e organizou-se em duas vertentes voluntárias: GT Bem Estar, com ênfase na Proteção aos Animais e o GT Cultural, com ênfase no Patrimônio, na História e na Memória regional. Em oito anos de atuação os grupos promoveram leis municipais, sistematizaram encontros políticos, convocaram plenárias no legislativo, lançaram dois Livros, atuaram nas escolas públicas e na rede privada. Além disso, o projeto inaugurou o setor de comunicação atuando na rede online e na mídia escrita.