domingo, 5 de outubro de 2014

Crônicas D'Gonça

O Traficante de Sentimentos

Por André Correia

De todos os crimes desta doentia sociedade, o tráfico sempre foi o elo entre todas as civilizações humanóides. O traficante de gente, de armas, de drogas, de órgãos, de ervas e de  remédios. O traficante de consumo, de ordem ,  de nostalgia, de insumo, de safadeza e de alegria.Ao longo do poderoso e persistente ciclo da humanidade, eles persistem com o seu ir e vir e sua influência, Por  hora boa, por hora negativa.



E de todos estes, o mais ardiloso a meu ver, é o TRAFICANTE DE SENTIMENTOS.  Ele habita em sua caverna vaidosa, sorri em demasia e lhe cobre de elogios e cócegas. Como uma espécie de anjo sem sexo,  que tem o poder de interferir no mais  sagrado da missa, e no mais obscuro profano.

E quando os olhos não estão satisfeitos com que vêem e os ouvidos não são preenchidos com que ouvem, ele atuam com suas falácias reverberantes te elogiando, como um sino a badalar. Ele é o seu Narcísico, seu espelho Branca de Neve , seu conto excalibur e  sua história de sucesso. Sua evidência, seu ego e sua prepotência. Ele é o presente ilusório, seu puxa saco de gola, seu capacho notório.



Vive a lhe bajular e em frangalhos “fasfalhar”, a sorrir de elogios  num  conversativo a deslizar, tome-lhe tapinhas pra consagrar , tome-lhe títulos para compensar. Sem ele existem vidas que não vivem o ato de respirar!






 André Correia é professor e 
Gestor Cultural em São Gonçalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem Somos

Minha foto
O Projeto Cultural Alternativo foi criado no ano de 2006 na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no município de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro. O grupo tinha como objetivo promover o saber e difundir a cultura Gonçalense dentro da universidade. Após este período de atuação o Projeto deixou a Sociedade Acadêmica e ampliou o arco de atuação na Sociedade Civil e organizou-se em duas vertentes voluntárias: GT Bem Estar, com ênfase na Proteção aos Animais e o GT Cultural, com ênfase no Patrimônio, na História e na Memória regional. Em oito anos de atuação os grupos promoveram leis municipais, sistematizaram encontros políticos, convocaram plenárias no legislativo, lançaram dois Livros, atuaram nas escolas públicas e na rede privada. Além disso, o projeto inaugurou o setor de comunicação atuando na rede online e na mídia escrita.