quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Exposição


                 Arte e Sustentabilidade
                                                    A Melhor Receita Cultural


Por Carol Magalhães




       Os artistas plásticos Ana Sobral, Luiz Hazediaz e Robson Martins apresentam na galeria de artes do ICBEU (Instituto Cultural Brasil), a exposição “Arte na História”, que mostra peças desde a pré-história, até o renascimento, através de uma exposição surpreendente que faz uso de material reciclado.


Os artistas plásticos Ana Sobral, Luiz Hazediaz e Robson Martins na galeria de artes do ICBEU

O evento que teve sua inauguração na “Galeria de Arte La Salle” , em Niterói, expõe diversos monumentos históricos da arte egípcia, figuras rupéstricas  e obras renascentistas, como a “Santa Ceia” e a “Monaliza” que ganham ênfase pela criatividade e versatilidade em que foram expostas, em papelão, cacos de cerâmica, azulejos e tábuas de obras dentre outros materiais.


Obra“Santa Ceia”, produzida a partir de tábuas de obra

Também ganharam destaque às artes realizadas pelos alunos do CIEP (449) da Escola Intercultural Brasil França, que retrataram mensagens deixadas nas cavernas.


Figuras Rupéstricas

Para a arte-educadora Ana Sobral, através de uma linguagem plástica, poder tratar de questões corriqueiras, discutir assuntos relativos à cultura, levanta questionamentos e faz com que o jovem e a criança que estejam na exposição, repensem. E ainda acrescenta, “Queremos passar pelo centro  de Itaboraí, Casimiro de Abreu e muitos outros lugares, como uma exposição itinerante”, afirma ela. Deixando artistas e amantes da cultura, em uma incrível expectativa. A Exposição pode ser vista no ICBEU, situado na Rua Doutor Francisco Portela, 2772, no bairro Zé Garoto em São Gonçalo.


Obra construída a partir de uma cama

Convidados na Exposição








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem Somos

Minha foto
O Projeto Cultural Alternativo foi criado no ano de 2006 na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no município de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro. O grupo tinha como objetivo promover o saber e difundir a cultura Gonçalense dentro da universidade. Após este período de atuação o Projeto deixou a Sociedade Acadêmica e ampliou o arco de atuação na Sociedade Civil e organizou-se em duas vertentes voluntárias: GT Bem Estar, com ênfase na Proteção aos Animais e o GT Cultural, com ênfase no Patrimônio, na História e na Memória regional. Em oito anos de atuação os grupos promoveram leis municipais, sistematizaram encontros políticos, convocaram plenárias no legislativo, lançaram dois Livros, atuaram nas escolas públicas e na rede privada. Além disso, o projeto inaugurou o setor de comunicação atuando na rede online e na mídia escrita.