quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Amarantes

O Projeto Alternativo Apresenta
 a história da cidade no palco do SESC São Gonçalo

Por Carol Magalhães

No dia 30 de setembro de 2014, o Projeto Alternativo apresentará no palco do teatro SESC de São Gonçalo, o espetáculo “Amarante – os Mistérios das Terras de Além Mar”, dirigido por André Correia, Anderson Hanzen e com Direção Musical de Édipo Ferreira. A atividade é direcionada para projetos, alunos do ensino fundamental, médio, professores e coordenadores de escolas públicas e privadas.


A peça conta a história da cidade desde seu descobrimento até os dias atuais, propondo outro olhar a cerca da memória do gonçalense, revelando uma história que foi marcada por rupturas e continuidades políticas e econômicas, movimentando-se quase sempre ao bel prazer da capital do Rio de Janeiro.

Diretor Musical Édipo Ferreira canta Yeiê  Yeiê Brincar

Para o professor André Correia o espetáculo tem potencial para trabalhar a formação de plateia e a profissionalização do artista, aquecendo o mercado e investido no desenvolvimento do setor cultural.
A apresentação acontecerá às 11h da manhã e às 15h da tarde, envolvendo aproximadamente (12) escolas, (600) alunos, (40) professores e (10) coordenadores pedagógicos, além de autoridades, artistas e formadores de opinião. No final de cada espetáculo, a plateia terá a oportunidade de participar de um bate papo com os artistas e com projetos que atuam na valorização da história e memória do município. As escolas foram escolhidas segundo indicações de professores e ativistas da cidade.

Fotos
Foto: Ensaio no clube Tamoio 2014

Ficha Técnica

Espetáculo: 
AMARANTE. Os Mistérios das Terras de Além Mar
Dramaturgia: André Correia
Direção: Anderson Hanzen e André Correia 


Elenco:


         Anderson Hanzen 
                              Beatriz Peixoto 
                                  Carol Araujo
                             Cíntia Cunha
                              Édipo Ferreira
                             Fernando Vasconcelos
                              Silvio Conde Carvalhal
                                Suzane Moraes
             Vinícius Soares

Figurino: Claudete Quaresma
Direção Musical: Édipo Ferreira
Ilustração: Coletivo Moinhos de Vento: 
Rennan Rebello, Wemerson Peu de Freitas e Nill Martins.
Operação de Som: Aleksei Neves
Operador de Luz: Wemersom  Peu
Contra-regra: Nathália Moura
Fotografia e Filmagem: Agência Papagoiaba

Assessoria de Imprensa: Carol Magalhães







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem Somos

Minha foto
O Projeto Cultural Alternativo foi criado no ano de 2006 na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no município de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro. O grupo tinha como objetivo promover o saber e difundir a cultura Gonçalense dentro da universidade. Após este período de atuação o Projeto deixou a Sociedade Acadêmica e ampliou o arco de atuação na Sociedade Civil e organizou-se em duas vertentes voluntárias: GT Bem Estar, com ênfase na Proteção aos Animais e o GT Cultural, com ênfase no Patrimônio, na História e na Memória regional. Em oito anos de atuação os grupos promoveram leis municipais, sistematizaram encontros políticos, convocaram plenárias no legislativo, lançaram dois Livros, atuaram nas escolas públicas e na rede privada. Além disso, o projeto inaugurou o setor de comunicação atuando na rede online e na mídia escrita.