sábado, 22 de novembro de 2014

Ainda é Novembro Azul


Prevenção! um toque de saúde na sua vida


CAROL MAGALHÃES  

O “Novembro Azul”, assim como o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como principal objetivo, alertar os homens acima dos 45 anos (ou 40, se houver casos de câncer de próstata na família), a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desse tipo de câncer, tem como símbolo, além do laço de fita azul o popular “bigode grosso”.




Um dos precursores dessa campanha no Brasil foi o Urologista Dr Eric Roger Wroclawski, nome mais que respeitado aqui e no exterior. Ele tinha o objetivo de trazer um novo olhar à saúde do homem, que geralmente não costuma ter o hábito de ir à médicos.
Segundo o site da campanha, www.novembroazul.com.br, ele construiu uma carreira dedicada à prevenção e ao controle da doença. Além de ser um excelente profissional, o Dr. Eric era um idealizador, que aliava a ciência à humanização.

 Dr Eric Roger Wroclawski: IN MEMÓRIA

Câncer de Próstata: O que é o que é: “É uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e na frente do reto, produz cerca de 70% do sêmen, (líquido espesso que contém os espermatozoides) e é liberado durante o ato sexual. É uma substância fundamental para a vitalidade do homem e, portanto, representa um papel fundamental na fertilidade masculina”.   



Os FATORES DE RISCO são: o histórico familiar, idade, hábitos de vida e alimentação, como explica o quadro abaixo:



COMO PREVENIR: Quando o diagnosticado precocemente, a doença tem 90% de chance de ser curada. Por isso a importância da realização de exames periódicos, já que não há maneiras de prevenir esse tipo de câncer. O diagnóstico compreende ao toque retal e ao exame de sangue. Caso haja alguma suspeita, o paciente deve realizar a biópsia da próstata.   



Como a maioria dos cânceres, o de próstata tem uma evolução silenciosa, quando aparecem os sintomas, a maioria dos casos já está em estágio avançado. Alguns desses sintomas são: Dor durante a passagem da urina, dificuldade de interromper a urina, necessidade de fazer força para urinar, problemas em conseguir  manter a ereção, sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).


Desmistificando Mitos: O apoio da família é de extrema importância, para que o homem deixe de lado o seu “machismo natural” e compreenda que o toque retal é indolor e rápido, e que em nada esse exame irá mudar ou atrapalhar sua masculinidade, mas sim, mostrar que são responsáveis com sua saúde.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem Somos

Minha foto
O Projeto Cultural Alternativo foi criado no ano de 2006 na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no município de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro. O grupo tinha como objetivo promover o saber e difundir a cultura Gonçalense dentro da universidade. Após este período de atuação o Projeto deixou a Sociedade Acadêmica e ampliou o arco de atuação na Sociedade Civil e organizou-se em duas vertentes voluntárias: GT Bem Estar, com ênfase na Proteção aos Animais e o GT Cultural, com ênfase no Patrimônio, na História e na Memória regional. Em oito anos de atuação os grupos promoveram leis municipais, sistematizaram encontros políticos, convocaram plenárias no legislativo, lançaram dois Livros, atuaram nas escolas públicas e na rede privada. Além disso, o projeto inaugurou o setor de comunicação atuando na rede online e na mídia escrita.