Destaque na Escola

Produção digital depende de pré-formação escolar


Por André Correia


Quando estive na Faculdade de Formação de Professores da UERJ durante minha graduação tive experiências desastrosas o suficiente para me fazer desistir de qualquer profissão. Com (1) ano de experiência na Escola  Pandiá Calógeras me fizeram desistir do magistério. (2)anos depois retornei, com minhas orelhas murcha e com meu rabo abanando em busca de uma estabilidade na vida, mas sobre tudo de fazer o que gosto. Hora trabalhava com o ensino médio e hoje me dedico na maioria do tempo ao ensino fundamental na Ciepe Waldemar Zarro. 




Teoria, ideias, ideologias, formas mirabolantes de se aplicar conteúdo, porções mágicas de boas soluções. Ouvi e vi de quase tudo um pouco. Na prática pude ver de perto que educar é ato tão  político que hoje só se faz o possível. E dentro dessas possibilidades há sempre rupturas enormes esperando serem preenchidas de coerência e trabalhos contínuos. 

No bimestre passado tentei utilizar o que aprendi nas aulas da Professora  Gláucia Guimarães. O conteúdo era baseado na Tecnologia , na Comunicação e na Informação. Um tripé de saber para dar corpo a qualquer método didático de ensino que exige um saber a posteriori que na teoria não havia percebido. Ratificando a ideia de que a formação digital pode influenciar positivamente o desenvolvimento educacional da criança receio que enquanto professor de História eu não possa pedir um trabalho digital  de forma genérica pois apesar da facilidade de aprendizado pouco são estimulados pelas #maniasnéticas de ser.





Orientação para pesquisa e navegação, armazenamento de fotos, download de vídeo, programas, baixar músicas, manuseio do Movie Maker, câmera fotográfica, Word e Paint. Sem esses saberes básicos, ou p elo menos parte deles, não seria possível fazer um bom trabalho digital, seja qual for o tema. Penso que os Projetos que atuam na sociedade civil  com essas modalidades de ensino, sejam ótimas sugestões para o desenvolvimento dessa pré-formação digital. 


A legislação vigente no país respalda o princípio da gestão democrática da educação. Tanto a Constituição Federal de 1988, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n. 9394/96 que trazem artigos que sugerem uma gestão participativa, colegiada e dialógica envolvendo os diversos segmentos dispostos no processo de ensino e aprendizagem. Seja rede privada , seja na Sociedade Civil.



Aí está um trabalho realizado por uma dupla do sétimo ano do ensino fundamental: Bryan e Igor, eles elaboraram este trabalho com (20) minutos de teoria rabiscadas em um pedaço de papel de como fazer para criar um trabalho com Movie Maker. Nada é tão sólido que não possa ser manuseado. Nada é tão inerte que não crie diante das possibilidades. 

Valeu Queridos! 
Assistam!




Registro Escolar: 1° e 2º Bimestre

Visita a Fazenda Colubandê






Visita ao Museu de Arqueologia de Itaipu




Trabalho com Fonte Primárias. O que é História Afinal?







 Trabalho com Fonte Primárias. O que é História Afinal?
 Escola CEDROS - Turma 1004





 Apresentação de Trabalho: Diversidade Cultural










Apresentação de Mini documentários











 











André Correia é Professor e
 Coordenador do Projeto Alternativo 

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O Projeto Cultural Alternativo foi criado no ano de 2006 na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no município de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro. O grupo tinha como objetivo promover o saber e difundir a cultura Gonçalense dentro da universidade. Após este período de atuação o Projeto deixou a Sociedade Acadêmica e ampliou o arco de atuação na Sociedade Civil e organizou-se em duas vertentes voluntárias: GT Bem Estar, com ênfase na Proteção aos Animais e o GT Cultural, com ênfase no Patrimônio, na História e na Memória regional. Em oito anos de atuação os grupos promoveram leis municipais, sistematizaram encontros políticos, convocaram plenárias no legislativo, lançaram dois Livros, atuaram nas escolas públicas e na rede privada. Além disso, o projeto inaugurou o setor de comunicação atuando na rede online e na mídia escrita.